Não consegue dormir? Veja 7 Causas para a insônia

A insônia é muitas vezes um mistério para pacientes e médicos. Pessoas com esse distúrbio geralmente começam o dia já se sentindo cansadas, têm problemas de humor e falta de energia.

A insônia é muitas vezes um mistério para pacientes e médicos. Pessoas com esse distúrbio geralmente começam o dia já se sentindo cansadas, têm problemas de humor e falta de energia. Além disso, o desempenho no trabalho ou nos estudos é prejudicado. A qualidade de vida da pessoa, em geral, costuma ficar comprometida.

Muitas pessoas apresentam insônia em alguma fase da vida, porém existem aquelas que possuem insônia crônica, que pode perdurar por um período de tempo muito maior do que o normal.

A insônia pode também ser um sintoma causado por outros motivos, como doença ou uso indevido de medicação.

Existem várias causas para insônia, veja a seguir algumas delas:

Estresse Preocupações relacionadas ao trabalho, estudos, saúde ou família podem manter sua mente ativa durante a noite, o que dificulta na hora de adormecer. Acontecimentos provocadores de grande estresse, como morte ou adoecimento de um ente querido. Divórcio ou perda de emprego também podem desencadear episódios de insônia.

Computador Ficar muito tempo em frente a um computador, celular ou notebook resulta num excesso de estímulo cerebral. Ficar focado na tela, sobretudo perto da hora de dormir, pode tornar mais difícil pegar no sono.

Ansiedade Ansiedade diária, bem como o transtorno de estresse pós-traumático pode atrapalhar o sono. Preocupar-se com a dificuldade que terá para dormir também pode levar à insônia.

Maus hábitos de sono Maus hábitos de sono também podem causar insônia. Existem alguns fatores que colaboram para a irregularidade do sono, como dormir e acordar em horários diferentes todos os dias, praticar atividades estimulantes antes de deitar-se, dormir em ambientes inapropriados e desconfortáveis, dormir em frente à televisão ou dormir com a luz acesa.

Viajar ou alterar o horário de trabalho pode provocar uma mudança no ritmo cardíaco do corpo e no chamado “relógio biológico”, que dificulta o início do sono.

Depressão Uma pessoa com depressão pode dormir mais do que o normal e pode também não conseguir dormir, simplesmente. Insônia é comum em casos de depressão. Cerca de 80% das pessoas com depressão têm dificuldade de pegar no sono e, ao mesmo tempo, muitas delas dormem além do normal.

Cafeína, nicotina e álcool Café, chá, refrigerantes à base de cola e outras bebidas que contenham cafeína são estimulantes bastante conhecidos e comuns no dia a dia. Seu consumo não é proibido e não está diretamente relacionado à insônia. No entanto, isso pode, eventualmente, ser um fator desencadeador do distúrbio.

Beber café à noite, por exemplo, pode dificultar o início do sono. A nicotina em cigarros ou outros produtos derivados do tabaco é outro estimulante que pode causar insônia.

O álcool pode até ajudar a dormir, mas impede os estágios mais profundos do sono e muitas vezes pode fazer com que uma pessoa desperte no meio da noite.

Comer muito tarde Comer um lanche leve antes de dormir é recomendado, mas comer demais pode fazer com que uma pessoa se sinta fisicamente desconfortável na hora de deitar, o que pode dificultar na hora de adormecer. Muitas pessoas também apresentam azia e refluxo, que também prejudicam o sono.

Conclusão A insônia é causada por vários fatores, como rotina de sono, alimentação, problemas de saúde, entre outros. Isso mostra que não existe um único método que resolva esse distúrbio.

O ideal é consultar um médico para saber em quais dessas causas você se encaixa e buscar os métodos que resolvam esses problemas.

Veja também: 7 benefícios de um sono de qualidade

fonte: minhavida.com.br

Powered by E-Com Plus